sábado, 1 de maio de 2010

PAC 2 reacende promessa do metrô


Zero Hora
29 de março de 2010 | N° 16289



Primeira fase da obra, orçada em R$ 2,72 bilhões, deve integrar o PAC 2, programa que será lançado hoje pelo presidente Lula

No pacote de obras que o governo federal lança hoje, a seis meses da eleição presidencial, há um item que interessa diretamente aos gaúchos: a possibilidade de liberação de verbas para o metrô da Capital. Deputados da bancada gaúcha afirmam que a obra está na lista de ações da nova fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será lançada em Brasília pelo presidente Lula e pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

– Temos a informação de que serão destinados R$ 9 bilhões para obras de metrô em Porto Alegre, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro – diz o vice-presidente da Câmara, deputado federal Marco Maia (PT).

O PAC 2 será lançado com previsão de investimentos de mais de R$ 1 trilhão, e o anúncio será acompanhado por deputados gaúchos. A expectativa dos parlamentares é de que R$ 2 bilhões sejam destinados à obra em Porto Alegre. Cauteloso, o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates da Cunha, afirma que, apesar da expectativa positiva, prefere aguardar o anúncio oficial. Mas adianta que, se confirmada, a obra deve ser executada por meio de parceria público-privada (PPP), com previsão de término em quatro anos.

O governo disponibilizaria os R$ 2 bilhões e outros R$ 724 milhões viriam do empreendedor ou consórcio vencedor da licitação, responsável pela construção e operação da linha. O modelo foi elaborado com base em estudos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da USP, contratada pela Trensurb.

– Seria uma concessão de 30 anos, com preço da passagem estimado em R$ 2,50, incluindo integração com ônibus, o que, pelos cálculos da Fipe, gerará uma receita anual de R$ 350 milhões, o suficiente para pagar a operação e garantir ressarcimento ao longo desse período – informa o diretor-presidente da Trensurb.

O projeto segue estudos iniciados pela Trensurb, Metroplan e prefeitura em 2003 e conta com duas etapas, a primeira delas terá duas fases (confira mapa). Os primeiros 15,2 quilômetros, com traçado subterrâneo, devem beneficiar 372 mil pessoas por dia.

Uma segunda etapa, sem previsão, irá até o campus da UFRGS e retornará pela Antônio de Carvalho, Protásio Alves e Manoel Elias até o Terminal Sertório, totalizando 37,4 quilômetros.

Zero Hora
29 de março de 2010 | N° 16289

Duas décadas de espera

Promessa que começou a se desenhar em 1990, o metrô na Capital ganhou força no ano passado, quando um novo traçado transferiu a linha da saturada Zona Norte para perto do Beira-Rio, estádio que receberá a Copa do Mundo de 2014, e colocou a obra entre as candidatas ao pacote de preparação para o evento. Mas o projeto foi rejeitado pelo governo federal sob o argumento de que não haveria tempo suficiente para a conclusão.

– Desde então, a negociação com o governo federal é no sentido de trabalhar para incluir a obra no PAC 2. Nossa expectativa é de que isso se confirme amanhã (hoje) – afirma o vice-prefeito e secretário Extraordinário da Copa de 2014, José Fortunati.

Com convicção de que a obra estará na lista do PAC 2, o deputado estadual Adão Villaverde (PT) deve ir a Brasília hoje representando a Assembleia.

– Já estou comemorando. Serão R$ 2 bilhões, uma obra com possibilidade de andamento por meio de parceria público-privada – afirmou a deputada federal Maria do Rosário (PT).

A obra

- Se confirmada a expansão do metrô em Porto Alegre como uma das obras do PAC 2, a Trensurb irá contratar uma empresa para elaborar as diretrizes arquitetônicas, técnicas, ambientais e de engenharia, além dos indicadores de atendimento da população.
- Após, será aberta licitação para a escolha do empreendimento ou consórcio que irá executar a obra e operar o sistema.
- A estimativa é de que esse processo leve, no máximo, um ano. O prazo previsto para a execução da obra é de três anos.
- Por ser obra de um programa de governo (o Programa de Aceleração do Crescimento), a verba não sofre contingenciamentos e não depende de emendas para sua liberação.
- Essa primeira fase prevê trecho de 15,2 quilômetros, que parte do Terminal Sertório (cruzamento com Assis Brasil), passa pelo Triângulo da Assis Brasil, vai até a Cairu, segue pela Farrapos, Voluntários da Pátria, Borges de Medeiros, Rua da Praia, Mercado. Pela Borges de Medeiros, o traçado vai em direção ao shopping Praia de Belas, onde há uma conversão à esquerda na Rua Marcílio Dias até Terminal da Azenha.
As promessas

1990

A Trensurb apresenta projeto de metrô em Porto Alegre com 13,3 quilômetros, do Centro até o Porto Seco. Segundo a empresa, a obra é imprescindível porque o transporte no trecho está saturado.

1997

O ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, e o governador do Estado, Antônio Britto, lançam em cerimônia no Palácio Piratini o edital de concorrência internacional para as obras da chamada Linha 2 do metrô de Porto Alegre. O início dos trabalhos é anunciado para maio de 1998. A obra ficou só na promessa.

2001

A prefeitura institui grupo de trabalho para acompanhar os estudos para a implantação de novas linhas de metrô na Capital.

2002

A Trensurb apresenta a versão final do seu projeto de engenharia da Linha 2.

2003

A Trensurb, a Metroplan e a EPTC dão início ao trabalho conjunto para expansão do sistema metroviário em Porto Alegre.

2006

O estudo de planejamento estratégico de Integração do Transporte Público Coletivo da Região Metropolitana de Porto Alegre é concluído e entregue ao ministro das Cidades, Marcio Fortes, ao governador do Estado, Germano Rigotto, e ao prefeito José Fogaça.

2009

Com o projeto de traçado alterado, a Trensurb busca na Copa de 2014 a chance de buscar recursos federais para o metrô. Como forma de convencimento, o metrô levaria ao Estádio Beira-Rio. Em novembro, em uma reunião realizada em Brasília, o governo federal comunicou ao prefeito José Fogaça que não liberaria dinheiro para o projeto, sob o argumento de que o cronograma de construção da linha da Copa era extenso e a obra não ficaria pronta a tempo da realização dos jogos.
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